terça-feira, 28 de abril de 2009

O mistério da espada

Seria possível que uma espada usada na Guerra do Paraguai tenha terminado seus dias num jardim, sendo usada para capinar grama e cortar árvores? É o que João Batista Lima Junior gostaria de confirmar.

Seu pai costumava alugar uma casa de veraneio em Paquetá, no Rio de Janeiro e percebeu que o proprietário usava um objeto muito peculiar para realizar os serviços de jardinagem: uma espada! Quando soube que a arma teria sido usada na Guerra do Paraguai, propôs ao dono uma troca: a espada antiga por uma foice novinha. Ele topou e agora resta o mistério: será que a espada foi mesmo usada na Guerra do Paraguai? É o que os Detetives da História vão descobrir!

Também tem um objeto misterioso escondido em casa? Envie um e-mail para
detetivesdahistoria@gmail.com e deixe os Detetives da História te ajudarem!

Quem inventou o rádio?

A resposta seria o italiano Guglielmo Marconi, como aprendemos na escola, certo? Errado! De acordo com o radioamador Ivan Dornelles, o pioneiro mundial na transmissão da palavra humana utilizando o rádio seria um brasileiro: Padre Landell de Moura.

Ivan afirma que é possível provar que o padre gaúcho já realizava as primeiras transmissões de telegrafia e telefonia sem fio muito antes da primeira experiência realizada por Marconi. Seria possível provar que o Padre Landell foi realmente o pioneiro na transmissão a rádio? Esse é mais um caso para os Detetives da História!

Conhece a história de uma invenção brasileira que foi esquecida no tempo? Envie um e-mail para
detetivesdahistoria@gmail.com e refresque a memória dos Detetives da História!

Óculos de Lampião

Reza a lenda que Lampião, o maior cangaceiro brasileiro, passou a usar óculos depois de uma de suas muitas invasões pelo sertão de Pernambuco. Após ser surpreendido pela polícia, Lampião foi ferido no olho direito por um espinho do cacto que um dos policiais atingiu com sua escopeta. O médico não conseguiu livrá-lo da cegueira e o cangaceiro decidiu usar óculos para esconder essa condição daqueles que não o conheciam e para proteger o olho do sol sertanejo.

Tarcísio Rodrigues, presidente da Casa de Cultura de Serra Talhada, possui dois óculos que teriam sido do cangaceiro. Os óculos foram doados por famílias da cidade, que tiveram contato direto com Lampião. Seriam esses óculos verdadeiros? Essa será mais uma investigação dos Detetives da História!

Possui um objeto que já pertenceu a alguém importante para a história do Brasil? Envie um e-mail para
detetivesdahistoria@gmail.com e deixe os Detetives da História tirarem a prova!

A lenda das inscrições fenícias na Pedra da Gávea

A escaladora Silvia Batalha sempre ouviu uma lenda curiosa sobre a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro: segundo a história, no local conhecido como “Cabeça do Imperador” foram identificadas inscrições antigas, que se tornaram objeto de discussão durante anos. Existe uma teoria de que a Pedra da Gávea seria a tumba de um rei fenício, por isso, muitos escaladores, como Silvia, realizaram expedições ao longo dos anos, tentando descobrir a verdadeira história das inusitadas marcas na rocha.

O mistério também já foi retratado no filme “Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa”, de 1969. Essa história seria verdadeira ou todos esses rumores não passariam de lendas? Serão os Detetives da História capazes de solucionar esse mistério?


Lembrou de um mistério brasileiro ainda não solucionado? Envie um e-mail para
detetivesdahistoria@gmail.com e ajude os Detetives da História em mais um caso!

Violão de "Pelo Telefone"

Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, foi um músico, compositor e violonista brasileiro, que consagrou a gravação de "Pelo Telefone" - considerado por muitos o primeiro samba gravado na história. Sua filha, Lygia Santos, guarda até hoje o violão usado pelo pai na gravação da música, que teria sido presenteado pelo músico Tute - criador do violão de sete cordas.

Teria sido este o violão usado pelo compositor na célebre gravação? E seria "Pelo Telefone" o primeiro samba gravado da história? Esse é mais um mistério para os Detetives da História desvendarem!

Conhece alguma história polêmica cuja veracidade ainda não foi atestada? Envie um e-mail para
detetivesdahistoria@gmail.com e deixe os Detetives da História descobrirem!

Cristo Redentor: obra brasileira ou presente francês?

Não é de hoje que ouvimos a história de que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi feita na França pelo escultor francês Paul Landowski. Segundo a lenda, isso teria acontecido pois acreditava-se que naquela época os profissionais brasileiros não teriam experiência para executar a obra.

A estátua teria vindo da França para o Brasil em pedaços. Só a cabeça seria composta por 50 peças e cada uma das mãos mediria 3,2 metros de comprimento. Seria essa história verdadeira ou apenas um mito? Só os Detetives da História poderão responder!


Conhece alguma lenda brasileira que ainda não tenha sido esclarecida para o grande público? Envie um e-mail para
detetivesdahistoria@gmail.com e conte com a ajuda dos Detetives da História!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Apresentação

Detetives da História é uma série original para TV que irá desvendar os mistérios escondidos por trás de pequenos tesouros familiares, parentescos inusitados, construções enigmáticas que por muito tempo estiveram esquecidos nas estantes, porões e paisagem de cidades brasileiras.

É possível que aquele velho punhal tenha sido uma arma fundamental para a derrota dos seguidores de Antônio Conselheiro?  E qual seria a história daquela construção abandonada na esquina, teria sido a casa do Bandido da Luz Vermelha?

Você possui ou conhece alguém que acredite ter um objeto com passado relevante para a história do Brasil?

Entre em contato conosco!